25 agosto 2013

Reeducação alimentar, como funciona?



Oi meninas tudo bem?

Muita gente tem duvida sobre oque é reeducação alimentar, será que é mais uma dessas dietas com promessas milagrosas? Não pessoal, uma vez eu estava fazendo dieta ,e eu sentia muita fome ou pelo menos pensava que sentia....aí uma amiga me disse, Pri, se você sente fome, é porque você não está preparada para emagrecer, eu não entendi nada daquilo, tipo, porque eu não estaria, qualquer um que esteja fazendo dieta pode emagrecer....
Hoje em dia, eu percebo que realmente eu não estava preparada, emagreci 5 quilos, e abandonei a dieta , voltei a engordar tudo de novo.´
 É isso que as "dietas" fazem com agente, quem é que aguenta fazer dieta pro resto da vida?
tem muita gente que faz dieta e gosta e acredita. quem sou eu para julgar..
para mim não funciona, sempre voltei como era antes.




 Já na reeducação alimentar, nós aprendemos a comer certo, coisas saudáveis, nós reeducamos nosso corpo e principalmente nossa mente..
É todo um processo de aprendizagem onde você vai adquirir novos hábitos alimentares saudáveis, e isso você vai levar para sua vida toda... e com isso vai evitar o efeito "sanfona".

Esse efeito "sanfona" é prejudicial à saúde. Além disso, ele transforma a vida das pessoas em um ciclo sem fim, em que ela fica feliz por ter perdido os quilinhos extras e depois frustrada por ter voltado a comer como antes do regime e engordado novamente.

. A Reeducação alimentar a  primeira vista isso parece fácil, mas não é tanto assim, pois cada um de nós possui hábitos alimentares que vem sendo moldados desde que nascemos, hábitos que trazemos de casa, da convivência com nossos pais e outras pessoas que convivem conosco diariamente. 
Além desse fato, outros podem "conspirar" contra uma alimentação saudável. A influência dos meios de comunicação, por exemplo, com propagandas de alimentos pouco saudáveis, com excesso de calorias, açúcar e gorduras, mas com aparência e paladar muito atraentes, que minam a resistência das pessoas, levando-as ao seu consumo.

Quem se propõe a fazer uma reeducação alimentar passa a substituir refeições compostas por esse tipo de alimento por outras mais equilibradas, que contêm saladas, grãos e carne. 
Isso não impede que a pessoa possa comer essas "delícias", mas apenas de vez em quando. 
Essa mudança requer muita força de vontade, pois não é fácil trocar da noite para o dia um suculento sanduíche por um prato de salada, por exemplo. A reeducação alimentar também não pode se transformar em algo desagradável e em causa de sofrimento. Os novos hábitos devem ser incorporados à vida aos poucos.

Perder peso lenta e progressivamente é mais saudável do que fazer regimes "loucos". A reeducação alimentar é a garantia de não voltar a engordar e ter qualidade de vida, por isso que eu estou muito feliz, com minha perda de peso, apenas 1kg por semana, peso que não vou recuperar, enquanto as dietas milagrosas prometem  perca de 5 kg  por semana... 
bom não quero falar mais do que já falei, ta enorme já o texto, só vou deixar umas regrinhas simples para quem que começar agora a reeducação alimentar ta?



1.Estipule metas possíveis
Antes de qualquer atitude, você precisa assumir um compromisso próprio e estar ciente de que o processo consome tempo e exige dedicação. Aproveite a fase inicial para estipular metas possíveis a curto prazo e auxiliar na perda de peso. Procure comprar alimentos in natura, carnes e frutas frescas.
2.Não pule refeições
Para não burlar a dieta é preciso fazer de cinco a seis refeições por dia. Procure alimentar-se de três em três horas e não pule as refeições, o que fará você sentir mais fome e comer ainda mais em sequência. O café da manhã, almoço e jantar devem ser completos e nutricionalmente equilibrados, sem radicalismos. Entre eles inclua uma fruta, barrinha de cereais ou água de coco como lanche.
3.Faça trocas inteligentes
Dê preferência para a versão integral de alimentos como pães, massas e biscoitos. Isso não significa que o valor calórico será menor, mas os grãos integrais possuem alto teor de vitaminas e fibras, que auxiliam no controle da glicemia, colesterol e mantêm a sensação de saciedade por mais tempo. Evite queijos calóricos, como provolone, parmesão, gorgonzola, prato ou mussarela. Troque estas opções gordurosas por ricota, minas frescal light, ricota e cottage. Embutidos como o peito de peru ou peito de chester são carnes com menor valor calórico, mas contêm teor de sódio relevante, portanto, você pode comer, mas não deve exagerar. No almoço e no jantar, opte por carnes magras e grelhadas, como peito de frango, filé de peixe ou cortes de carne bovina ou suína
4.Pratique exercícios físicos com regularidade
Investir na alimentação e exercícios físicos significa menos peso, menos estresse e mais disposição para garantir o corpo e saúde em dia, alcançando as metas e objetivos propostos no início do processo de reeducação alimentar. De início, procure fazer 30 minutos de caminhada para sair do sedentarismo. Se optar por frequentar uma academia, procure orientação profissional para encontrar os exercícios mais adequados ao seu preparo físico. Se você já treinou, mas estava parado, não tente recuperar o tempo perdido em alguns dias. Comece devagar e vá acrescentando dificuldades à rotina de exercícios. 
Treinar quatro vezes por semana é suficiente para ter corpo em forma, diz estudo
5.Não abra mão de tudo
Se você não consegue pensar em um fim de semana sem sair para beber com os amigos, saiba que você pode consumir álcool, mas sem exageros. Na reeducação alimentar você acaba ingerindo quantidade menor de alimento, potencializando os efeitos tóxicos da bebida no organismo. Tenha cuidado com vinhos suaves e caipirinhas, que levam açúcar, e principalmente drinques com leite condensado, creme de leite ou xarope de glucose, já que estes ingredientes possuem muitas calorias, interferindo no processo de emagrecimento.   

6. Beba muita água e sucos - esqueça o refrigerante.

se ao final de 1 mês de reeducação alimentar sem se enganar, 1 mês certinho... você olhara para isso:


e só conseguir ver toda gordura que isso tem, e ate se sentir enjoada... em vez de pensar "Nossa que delicia"  você está se saindo bem!!!!
Faça o teste, é muito gratificante, eu mesmo não acredito quando olho para um Fast food, ou mesmo uma outra comida que antes achava deliciosa, e não sinto a minima vontade de comer!!
Não da pra acreditar...finalmente meu corpo aprendeu!!
beijos fiquem com Deus e força meninas!!



19 comentários:

  1. Adorei o post... eu me enquadro exatamente na pessoa que precisa se reeducar a comer. Já fiz caminhada, perdi peso, mas acabei parando. Com estas ótimas dicas, estou me sentindo animada para recomeçar. Seguindo o blog. Bjos.

    http://liza-pink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Elizabeth não sabe como eu me sinto feliz de ter te motivado, recomeça sim linda, qualquer coisa que precisar estarei aqui=) para agente conversar..beijos bem vinda

      Excluir
    2. Muito bom Pri!!Adorei,foco agora

      Excluir
  2. Oi linda, eu já comecei esse ano minha ReAl no mês de Fevereiro, nos anos anteriores eu ganhei muito peso e estou me reeducando pra voltar a meu peso normal. bjs linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH Roseane eu comecei a pouco tempo, mais está dando super certo comigo, emagrecendo sem passar fome, estou me sentindo bem melhor, ate meu marido notou a diferença na minha pele do rosto...e muito bom..beijos e bem vinda!!!

      Excluir
  3. Ótimas dicas! Seguindo o blog, dá uma olhadinha no meu?! Espero que goste.

    Bjss, Gabi.
    oficialficaadica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, obrigada, pode deixar passo la sim..beijos

      Excluir
  4. Oi, adorei o post e eu estava realmente precisando fazer uma reeducação alimentar.
    Gostei muito, muito bom. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla que bom, Bem vinda ao blog, espero que tenha te motivado bastante, e não espere mais para começar a mudança em sua vida

      Excluir
  5. oi, adorei. Estou mesmo precisando reeducar minha alimentação.. ficou muito bom mesmo.♥

    ResponderExcluir
  6. Nossa, lendo seu post, descobri que estou no caminho certo, claro, tem só uma semana que comecei na raça minha R.A., mas vejo que realmente mudei por dentro, não sinto ansiedade por coisas sem nutrientes, sinto vontade, mas aprendi que devo olhar a qualidade nutricional e não só as calorias, ou seja, hoje estou mais disposta a trocar tudo que ajuda a engordar e ser sem saúde por versões que me ajudem a manter qualidade de vida, odiava cozinhar e recorria para os industrializados, refrigerantes eram minha água e quase não comia, ficava horas me jejum. Hoje percebo, o quanto mudei, pois ao ver as coisas gordas, sinto dó de mim mesma por ter sido tão fraca por tanto tempo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Thais, fico muito feliz em vê seu comentário, e 1 semana não é pouco não, eu faço a pouco tempo também e posso garantir que o nosso corpo acostuma com as coisas boas, e passamos a sentir a diferença rapidamente, quando como outras coisas no dia do lixo por exemplo, me sinto pesada, nada mais cai bem=)
    esse período ainda e muito fácil agente escorregar, mais vamos seguindo com determinação..

    ResponderExcluir
  8. adorei,to fazendo desde agosto e ja eliminei 9 quilos to mto feliz,parabens ;)

    ResponderExcluir
  9. parabens ,pelo blog e pelos resultados,tbm estou fazendo reeducação e ja eliminei 9 quilos to mto feliz ;)

    ResponderExcluir
  10. Apredendo que posso comer de tudo,mas com moderação,isso é motivação pra mais de metro!

    ResponderExcluir
  11. Aprendi que posso comer de tudo,mas com moderação!

    ResponderExcluir
  12. Aprendi que posso comer de tudo,mas com moderação,não fazer dietas loucas,tais como a do limão!

    ResponderExcluir
  13. Ola Priscila ..
    Hoje é meu primeiro dia que estou entrando aqui ... estou adorando e me sentindo motivada a fazer a dieta ..
    espero conseguir fazer tudo direitinho .. obrigada pela dica .. bjsss

    ResponderExcluir

  14. Olá Priscila!

    Ando triste....
    Tudo por falta de estabilizar uma reeducação alimentar...tenho 59 anos, estou numa fase difícil....dietas e mais dietas, fazendo ao longo de minha vida,....
    De uns 3 anos para cá, iniciei reeducação alimentar....consegui por um certo tempo..em dois anos perdi 20 kilos...foi muito bom, renasci!...me sentia bem!..Muito bem mesmo!!
    Mas sou ansiosa e isto me leva a comer em demasia...compulsão!....
    Neste meio tempo, consegui ficar quase mais um ano assim, mas devido a ansiedade e junto uma cirurgia do ombro direito, onde precisei ficar imobilizada por muito tempo, me fez voltar a compulsão.....e adquirir tudo que tinha perdido....
    Então, fui ao médico novamente, psicóloga, nutróloga, e nutricionista.....e agora endocrinologista..tudo junto..num "mutirão" em meu beneficio, minha saúde...toda vida foi assim...emagrecer, engordar!...cansativo, desestimulante...
    Mas, sempre volto, tento novamente...lendo sobre o que escrevestes, voltei a me animar,,....voltar a reeducar, embora , no meu caso, seja mais complicado, quero fazer outra tentativa...
    Obrigada pelo teu blog...teu incentivo a todos!...

    ResponderExcluir